Correção da miopia: descubra o melhor momento para operar e os prós e contras dessa cirurgia

Miopia é uma condição do olho que se caracteriza por uma má visão à distância. O problema aparece devido a um defeito de convergência dos raios luminosos, fazendo com que a imagem dos objetos distantes se formem na frente da retina ao invés de se formarem na própria retina.

É isso que faz com que pessoas com miopia enxerguem objetos e pessoas desfocados a uma certa distância enquanto os objetos próximos parecem normais. É preciso cuidado e tratamento, pois a miopia grave aumenta o risco de descolamento de retina, cataratas e glaucoma.

Neste post abordaremos os prós e contras da cirurgia refrativa, operação indicada para diminuir ou eliminar o uso de óculos e lentes de contato para doenças oculares como a miopia e o momento ideal para você realizar a sua.

Qual o melhor momento para fazer a cirurgia de correção de miopia?

O procedimento é indicado para pacientes a partir dos 18 anos, pois é nesta idade em que se espera que aconteça a estabilização do grau da miopia. Após os 40 anos é preciso levar em consideração a possibilidade do aumento deste grau, devendo-se considerar a possibilidade de uso de óculos para descanso.

A avaliação sobre a necessidade de cirurgia é feita por meio de uma consulta oftalmológica completa que pode incluir exames de refratometria (que avalia o grau do paciente), tonometria (que verifica a pressão intra-ocular), o mapeamento da retina e estudos complementares detalhados sobre as condições da córnea que o oftalmologista necessita para avaliar cada situação.

Quais os prós e contras da cirurgia refrativa de correção da miopia?

  • As cirurgias mais modernas performadas a laser são extremamente rápidas e seguras. O procedimento leva em média de 15 a 20 minutos e tem um índice de satisfação que pode chegar a 96,3%, segundo pesquisa feita pela Magill Vision Center e pela Universidade Médica da Carolina do Sul, nos Estados Unidos.

  • O procedimento é indolor e não utiliza anestesia geral, somente um anestésico tópico que é aplicado em forma de colírio. Além disso, não existe contato direto com o olho do paciente.

  • Não há necessidade de cortes ou outros métodos invasivos. Como o laser entra em contato direto com a córnea não se faz necessário o uso de incisões, o que além de evitar possíveis infecções não deixa cicatrizes.

  • O pós-operatório é bem tranquilo e em geral você irá precisar de apenas um dia de repouso. Sair de óculos escuros devido a sensibilidade à luz no primeiro dia também é aconselhado e deve-se seguir as indicações do seu oftalmologista para as aplicações de colírios específicos para o pós-operatório.

  • Diminui a dependência dos óculos ou lentes de contato.

  • É feita uma única vez, exceto com o aumento expressivo de grau em curtos períodos de tempo ou se o paciente apresentar também astigmatismo irregular.

  • Os efeitos colaterais mais comuns são poucos como olho seco, principalmente no primeiro dia pós-cirurgia. Além disso é possível que exista um aumento dos “halos noturnos” (círculos luminosos ao redor de fontes de luz), o que vai depender do tamanho da pupila de cada indivíduo.

  • Como em todo procedimento cirúrgico existem riscos envolvidos. Entretanto, no caso da cirurgia para correção da miopia, as complicações graves são extremamente raras.

A cirurgia corretiva da miopia é uma excelente escolha se você procura uma solução não invasiva, indolor e com alta taxa de satisfação para acabar com o seu problema oftalmológico. Entretanto lembre-se de consultar sempre o seu médico oftalmologista de confiança para saber as melhores opções para o seu caso específico.

Se ficou com alguma dúvida, fique à vontade de entrar em contato conosco, nossa equipe vai ficar feliz em esclarecer todas as dúvidas sobre miopia e os tratamentos disponíveis para você manter a saúde dos seus olhos em dia.